Mário Castro Marques Fundador & Responsável

Áreas de especialização
- Propriedade Idustrial: Marcas, Desenhos ou Modelos, Patentes (nacionais, europeias e internacionais)
- Propriedade Intelectual: Direitos de autor; direito digital
- Direito da internet: Nomes de domínio (.pt e .com)
Formação Principal
- Licenciatura em Direito, Universidade Católica Portuguesa
- Pós-Graduação em direito europeu e internacional, Universidade Católica de Lovaina, Bélgica
- Pós-Graduação em direito da Propriedade Industrial, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
- Pós-Graduação em direito da Propriedade Industrial e Direitos de Autor na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
- Título de Agente Oficial da Propriedade Industrial atribuído pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
- Curso de formação de base em direito europeu de patentes, pelo CEIPI, Universidade de Estrasburgo
- Mestrado em Direito e Informática na Escola de Direito da Universidade do Minho
Enquanto consultor das empresas na AEP – Associação Empresarial de Portugal (antiga AIP – Associação industrial portuense) e fruto dos inúmeros pedidos que lhe eram apresentados, desde 1998, começou a interessar-se pelos temas da proteção da Inovação empresarial, mais concretamente por temas como Marcas, Patentes, Desenhos industriais, Direitos de autor e outros assuntos da Propriedade Industrial e a Propriedade Intelectual.
Estas áreas cativaram, desde logo, a sua atenção e interesse, sendo ainda hoje com um enorme gosto com que fala com as empresas e empresários sobre estes temas e sobre novas questões que têm surgido.
Ao longo da sua atividade teve sempre presente a necessidade de formação contínua e, por isso, foi com dedicação e empenho que fez diversos cursos, três pós-graduações, tendo em 2022 defendido com sucesso a sua dissertação de mestrado em matéria de uso de marcas e de Blockchain.
A Aforip disponibiliza serviços técnicos personalizados. Esses serviços são projetados para otimizar, simplificar e proteger os seus principais ativos (marca, patente, design). O objetivo é mitigar os riscos naturais resultantes de um mercado concorrencial e aumentar o valor comercial, garantindo uma abordagem estratégica única e exclusiva na utilização daqueles ativos empresariais.
SUGESTÃO DA AFORIP:
As áreas da propriedade industrial e intelectual são áreas complexas. Requerem conhecimentos legais especializados (e não apenas gerais) e ainda conhecimentos técnicos específicos sectoriais.
Não é qualquer um que cumpre os requisitos básicos para lidar com cada uma destas áreas.
Certifique-se sempre, previamente, que a quem confere os seus assuntos nestas matérias detém esses conhecimentos e experiência!
Publicações
-
7 Dicas Essenciais para um Registo de Marca Eficaz e Sem Complicações
Um registo de marca pode ser complexo e desafiador. No entanto, com as orientações certas, é possível garantir um registo eficaz e sem complicações. Para ajudar nossos clientes a navegar por este caminho, compilamos nossas principais dicas que abrangem desde a escolha do nome certo até a utilização de ferramentas e recursos disponíveis.
01/08/2024Read More -
Os Desafios do ‘Parto Empresarial’: A Importância de Escolher e Registar Marcas e Firmas
Ainda a semana passada pediram-me para falar sobre as “dores” dos meus clientes empresariais. Sim, uma das dores tem a ver com o “parto empresarial”, pois, lançar o projeto da atividade de uma empresa não é coisa fácil. Nem aqui, em Portugal, nem em qualquer parte do mundo! E não me venham dizer que nos Estados Unidos ou noutro país é mais fácil. (Nos Estados Unidos, por exemplo, registar uma marca demora mais de 18 meses…)
29/06/2024Read More -
Será Que a Contrafação / Cópia Por Terceiros Beneficia Mesmo as Marcas?
Quantas vezes já ouviu dizer que “as marcas até beneficiam com a contrafação que surge nas feiras e noutros locais”? E que “até fazem publicidade e divulgam as marcas”?
31/05/2024Read More
contact details
Consulta Gratuita
Se desejar uma consulta gratuita, comece por preencher o formulário:
Se tiver alguma questão, quiser deixar um comentário ou obter mais informação sobre como registar ou proteger os ativos de propriedade intelectual, consulte-nos pelos meios aqui disponíveis.
O Dr. Mário Castro foi-me recomendado por uma pessoa amiga, e a expectativa não podia ter sido melhor alcançada. Mantendo sempre o foco na prática, mas não descurando a teoria da Lei, pragmaticamente avistou o caminho a seguir para a resolução do meu problema. É notável a transversabilidade de conhecimentos entre as leis e as novas tecnologias, muitas vezes ainda sem enquadramento legal, como por exemplo a Blockchain. Recomendo vivamente. Obrigado Mário!
