Vigilância e Manutenção de Marcas
Na AFORIP, disponibilizamos serviços técnicos especializados de vigilância e manutenção de Marcas. Diariamente, são publicadas centenas de novos pedidos que podem ser semelhantes/parecidos com as Marcas já registadas.
Serviços de Vigilância e Manutenção
-
Monitorização/Vigilância
A monitorização/vigilância regular é o primeiro passo preventivo para a defesa de qualquer Marca registada.
PORQUÊ:
Conhecer novos pedidos permite analisar os riscos que estes podem trazer para as Marcas já registadas, seja por poderem confundirem-se, seja por poderem lhes fazer concorrência desleal.
PARA QUÊ:
Os riscos de confusão e/ou de concorrência desleal dependem, muitas vezes, das circunstâncias concretas de cada situação e de juízos de apreciação subjetiva. Em muitos casos, o titular da Marca registada é aquele que melhor terá a perceção destes riscos e que pode demonstrar a sua existência. -
Qual a importância de reagir?
a) Os novos pedidos, em Portugal, são comparados com os registos anteriores. No entanto, serão apenas apreciados aqueles riscos de maneira geral e sem ter em conta, em princípio, as circunstâncias concretas e os interesses concretos dos titulares das marcas já registadas.
b) No caso de pedidos de registo da União Europeia, por regra, não há nenhum exame daqueles riscos.
Portanto, em qualquer uma das situações pode ser importante aos titulares das Marcas registadas – se entenderem – reagir e apresentar reclamação/oposição para defenderem os seus registos anteriores.
Serviços de Manutenção e Gestão de Marca
A manutenção do registo de uma marca é uma preocupação a ter presente. Não basta fazer a renovação do registo para que a marca esteja totalmente salvaguardada. A forma como a marca é usada no dia-a-dia é muito relevante para que o seu registo se mantenha e seja plenamente eficaz contra novos pedidos de registo que surgem diariamente.
-
Gestão de Carteiras/Portfólios de Marcas
A detenção de várias marcas registadas é uma prática corrente junto de muitas empresas. É o resultado do dinamismo empresarial destas empresas, em virtude do aumento da abrangência geográfica das suas ofertas ou da criação de diferentes estratégias orientadas para diferentes públicos consumidores.
Uma carteira/portfólio de marcas aumenta, também, o património da empresa.
Contudo, a criação daquela carteira/portfólio também acarreta mais cuidados e diligências. A gestão eficaz dos portfólios/carteiras é crucial para maximizar o valor dos respetivos ativos intangíveis.
Na AFORIP, oferecemos serviços de acompanhamento e gestão de portfólios, permitindo às empresas tomarem as melhores decisões de acordo com as suas estratégias e não deixando perder os seus activos mais importantes.
Qual o valor do seu investimento?
Indique os seus dados, os países e os produtos onde deseja usar a Marca a registar e receberá a nossa proposta estimativa.